É tempo de comemorar!

É tempo de comemorar!

Trata-se dos 38 anos da nossa Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana – SOBRAL, que traz consigo a alegria de estarmos sendo acompanhados, desde o início, pela estimada e preparadíssima professora Martha Iglesia. Em datas próximas temos a memória da libertação de Frankl do campo de concentração e os aniversários do próprio Viktor Frankl, em março, e da professora Martha, em maio.

Sabemos que em 26 de março de 1905 a vida nos presenteou com o nascimento de Viktor Frankl, “numa bela tarde primaveril de domingo”, como o próprio Frankl nos faz lembrar (Memórias, 2010, p.18 – SP – É Realizações).

Sabemos também que Viktor Frankl descobriu muito cedo que a vida recebida é um dom inestimável e que responsabiliza quem o recebe, seja em momentos de alegres realizações e vivências, seja no sofrimento: “…meu único consolo reside no fato de poder dizer, em sã consciência, que percebi as oportunidades que se apresentavam, e que as transformei em realidade” (Um Psicólogo no Campo de Concentração, 2021 – p.136 – Campinas – Ed. Auster).

Percebeu também, e assumiu, a missão de transmitir essa constatação que soube tão bem fundamentar e estruturar, concluindo que “o homem não deve perguntar qual é o sentido de sua vida, mas reconhecer que é a vida que lhe está perguntando sobre isso. E ele só pode responder à vida respondendo pela sua vida, ou seja, sendo responsável” (Um Psicólogo no Campo de Concentração, 2021 – p.109 – Campinas – Ed. Auster).

Nós da Sobral, pertencentes ao grupo dos destinatários desse presente da vida, hoje, além de comemorar a riqueza que foi sua existência entre nós e seu legado teórico, queremos também expressar nossa gratidão a quem, presente àquele rico momento de encontro com Viktor Frankl em 1984, soube atender ao que a vida solicitava decidindo-se por sua fundação, e a todos os que, desde então, cultivam sua instituição, naquele 30 de abril, com lealdade aos seus princípios, zelo e primor.

Dentre estas pessoas, destaca-se a presença constante nos diferentes cursos de formação e aprimoramento em Logoterapia da querida professora Martha Iglesia. Dessa sua inestimável presença entre nós, somos também devedores da intenção cuidadosa com que nos tratou Viktor Frankl ao designar uma discípula que admirava para nos acompanhar: – “Martha, não te movas do Brasil”, foi o que ouviu a professora Martha Iglesia, há 38 anos atrás, quando da criação da Sobral. E queremos mais ainda expressar nossa gratidão à professora Martha que, por sua vez, escutou e acolheu a mensagem, assemelhando-se ao mestre, assumiu como missão a oportunidade que ali se apresentava.

Desde então temos podido contar com suas lições e orientações seguras, sempre fiel aos princípios da Logoterapia, trazendo consigo aquele “espírito independente” característico dos logoterapeutas, que, no dizer de Viktor Frankl (Psicoterapia na Prática, 2019, p.294 – Petrópolis – Ed. Vozes), seriam pessoas livres e responsáveis que a partir da “leitura, e releitura” dos livros do fundador, continuariam a “construir a obra com base na fundação” (idem, 2019, p.295). É assim nossa professora Martha, por quem temos sido estimulados a assumir nosso próprio e particular papel nessa história.

Que imensa riqueza temos recebido desde a atenção primeira de Viktor Frankl a nós e da resposta afirmativa de Martha!

Neste início de 2022 fazemos memória de tudo isso e com sincero reconhecimento queremos expressar o anseio que nos move:

– Que cada um de nós saiba ir acolhendo com humildade e responsabilidade a parte que lhe cabe, discernindo as oportunidades e suas respostas cabíveis.

“Se nos aprofundamos na essência da responsabilidade humana, estremecemos: há algo terrível na responsabilidade do ser humano – e, ao mesmo tempo, algo magnífico!… Terrível é saber que, em cada momento tenho responsabilidade pelo próximo; e toda decisão…, é uma decisão por toda eternidade… Magnífico é saber que o futuro, o meu próprio futuro, e, com ele, o futuro das coisas, das pessoas ao meu redor, de alguma forma…depende da minha decisão em cada momento. O que realizo através dela, “crio no mundo”. (Sobre o Sentido da Vida, 2022, p.126-127 – Petrópolis – Ed. Vozes).

Professora Martha: – nos assustamos ao ouvir Frankl apontar o grande risco: “as pessoas são muito indolentes para assumir sua responsabilidade” (idem, 2022, p.127).

– Queremos aprender a ser corajosos como você, que tem enfrentado tantos desafios para estar conosco, queremos seguir aprendendo com seu exemplo a ser logoterapeutas que dizem sim para a vida em qualquer circunstância!

– Queremos, enquanto Sobral, seguir levando a conhecer a Logoterapia tal como Frankl a estruturou e você tão amorosamente a compreendeu!

– Como é bom conhecê-la, tê-la ao nosso lado, caminhando conosco!

– A você, nossa estima e gratidão!

Obrigada, sempre!

Em nome da Sobral, em 30/04/2022, Maria Inês P. T. Cardoso

Deixe aqui uma mensagem pelos 38 anos da Sobral.