Sobre o periódico
Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana destina-se a publicação de trabalhos científicos originais na área de Logoterapia e Análise Existencial e suas bases epistemológicas.
Periodicidade: Bimestral – Fluxo contínuo
Corpo editorial
RESUMO: O objetivo do artigo é investigar por que a pedagogia contemplativa e sua proposta de resgate da centralidade do sujeito e sentido da educação perderam espaço para abordagens educacionais que psicologizam e instrumentalizam as práticas contemplativas. Um estudo comparado com a Logoeducação – aplicação da Logoterapia e Análise Existencial à educação – atribuiu tal insucesso a questões de ordem antropológica, que desafiam concepções reducionistas e hermenêuticas do sujeito. Sugerimos à pedagogia contemplativa que convide as antropologias das tradições de onde suas práticas se originaram ao diálogo com a antropologia logoeducativa.
Palavras-chave: Pedagogia contemplativa; práticas contemplativas; logoeducação; logoterapia; fins da educação.
RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da Logoterapia à discussão do setting terapêutico na tradição da Psicologia Clínica. Apesar de não ser tratado sistematicamente por Viktor Frankl, buscou-se, com a metodologia da pesquisa bibliográfica, configurá-lo com a teoria e prática desenvolvidas. Na análise há os aspectos do setting logoterapêutico: o método fenomenológico; a ética, com a antropologia filosófica e os pilares da Logoteoria; a técnica: derreflexão, intençãoparadoxal e modulação de atitudes. O setting na Logoterapia contribui à reflexão desse conceito na Psicologia Clínica e instiga pesquisas empíricas que aprofundem o desenvolvimento atual dessa abordagem no contexto brasileiro.
Palavras-chave: setting terapêutico; Logoterapia; psicologia clínica.
RESUMO: o presente trabalho objetivou explorar as possibilidades de realização das três categorias de valores propostas pela Logoterapia de Viktor Frankl, a saber, valores de criação, valores de vivência e valores de atitude. Para tanto, foi realizado um trabalho teórico-reflexivo que teve como ponto de
partida as definições das categorias mencionadas e explorou outros trabalhos relacionados à música.
Foi possível verificar na arte dos sons grande potencial para a realização de valores, incluindo valores de atitude. Concluímos que a música pode se constituir um recurso importante para a realização de valores e sentido na vida.
Palavras-chave: Logoterapia; Valores; Realização; Música.
RESUMO: O estudo objetivou ampliar o conhecimento da importância da transitoriedade e do sentido da morte à luz da Logoterapia e da Análise Existencial. Metodologicamente, empreendeu-se a revisão bibliográfica da obra de Viktor Frankl, considerando 4 etapas: Planejamento das palavras-chave –
Morte, Sentido da Vida, transitoriedade e finitude; consulta bibliográfica, leitura e transcrição e a redação. Concluiu-se que, se por um lado falar sobre a morte assusta, por outro, despertar aconsciência da finitude é de grande valor à vida. A Análise da Existencial busca levar o consultante a tomar
consciência do ser-responsável por uma vida que só se vive uma vez.
Palavras-chave: Transitoriedade; Finitude; Morte; Sentido da Vida; Logoterapia.
RESUMO: Este trabalho propõe uma reflexão à luz da Análise Existencial, elaborada pelo psiquiatra
Viktor Emil Frankl, sobre a práxis educativa adotada pelos pais com os filhos. A inquietude de pais pós-modernos na formação dos filhos e a crise existencial e axiológica referida por Zygmund Bauman na contemporaneidade, inspirou a busca por respostas mais efetivas em uma perspectiva humanista da educação ancorada na antropologia frankliana. Viktor Frankl entende uma educação antropologicamente fundada na “imago hominis” se orientada por realizar valores e preencher sentido.
Objetiva-se resgatar a potência das ações cotidianas e dialógicas dos pais que devem assumir em suas existências uma cosmovisão e antropologia, conscientes ou não, que fundamente a missão de educar na família. Aos pais cabe despertar a consciência e mobilizar a vontade de sentido dos filhos por
assumirem a reponsabilidade por sua própria existência. Pais e educadores encontram no olhar, na escuta, no agir e na fala cotidianos, quando autênticos, a via educativa de efetiva possibilidade de apelo à responsabilidade dos filhos. Dessa forma, olhar, escuta, agir e fala dos pais, apresentados nesse trabalho como recursos educativos humanizantes, sustentam uma educação que pretende que a criança ao amadurecer se torne o adulto que a existência chama a tornar-se.
Palavras-chave: Logoterapia; Análise existencial; Educação; Formação de pais.
A Revista permite acesso livre ao seu conteúdo de forma gratuita e online para pesquisa e promoção de estudos, com o objetivo de democratizar o conhecimento
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors. |
_gat_gtag_UA_185826027_1 | 1 minute | This cookie is set by Google and is used to distinguish users. |
_gid | 1 day | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form. |
CONSENT | 16 years 5 months 19 days 7 hours 24 minutes | These cookies are set via embedded youtube-videos. They register anonymous statistical data on for example how many times the video is displayed and what settings are used for playback.No sensitive data is collected unless you log in to your google account, in that case your choices are linked with your account, for example if you click “like” on a video. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 year 24 days | Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website. |
YSC | session | This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |