Sobral

Revista Cientifica e Acadêmica de Logoterapia – SOBRAL (RCALS)

Revista Cientifica e Acadêmica de Logoterapia – SOBRAL (RCALS)

Sobre o periódico

Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana destina-se a publicação de trabalhos científicos originais na área de Logoterapia e Análise Existencial e suas bases epistemológicas.

Periodicidade: Bimestral – Fluxo contínuo

Corpo editorial

  • Editores Chefes: Cintia Teixeira de Sousa Viana
  • Silvania Rita Ramos
  • Thomas Oliveira
  • Vanessa Nogueira
  • Diagramador: Marcos Barra

EDUCAÇÃO, SENTIDO E PEDAGOGIA CONTEMPLATIVA

RESUMO: O objetivo do artigo é investigar por que a pedagogia contemplativa e sua proposta de resgate da centralidade do sujeito e sentido da educação perderam espaço para abordagens educacionais que psicologizam e instrumentalizam as práticas contemplativas. Um estudo comparado com a Logoeducação – aplicação da Logoterapia e Análise Existencial à educação – atribuiu tal insucesso a questões de ordem antropológica, que desafiam concepções reducionistas e hermenêuticas do sujeito. Sugerimos à pedagogia contemplativa que convide as antropologias das tradições de onde suas práticas se originaram ao diálogo com a antropologia logoeducativa.

 

Palavras-chave: Pedagogia contemplativa; práticas contemplativas; logoeducação; logoterapia; fins da educação.

SETTING TERAPÊUTICO: UM DIÁLOGO ENTRE LOGOTERAPIA E PSICOLOGIA CLÍNICA

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da Logoterapia à discussão do setting terapêutico na tradição da Psicologia Clínica. Apesar de não ser tratado sistematicamente por Viktor Frankl, buscou-se, com a metodologia da pesquisa bibliográfica, configurá-lo com a teoria e prática desenvolvidas. Na análise há os aspectos do setting logoterapêutico: o método fenomenológico; a ética, com a antropologia filosófica e os pilares da Logoteoria; a técnica: derreflexão, intençãoparadoxal e modulação de atitudes. O setting na Logoterapia contribui à reflexão desse conceito na Psicologia Clínica e instiga pesquisas empíricas que aprofundem o desenvolvimento atual dessa abordagem no contexto brasileiro.

Palavras-chave: setting terapêutico; Logoterapia; psicologia clínica.

VALORES EM LOGOTERAPIA E AS POSSIBILIDADES DE REALIZAÇÃO A PARTIR DA MÚSICA

RESUMO: o presente trabalho objetivou explorar as possibilidades de realização das três categorias de valores propostas pela Logoterapia de Viktor Frankl, a saber, valores de criação, valores de vivência e valores de atitude. Para tanto, foi realizado um trabalho teórico-reflexivo que teve como ponto de
partida as definições das categorias mencionadas e explorou outros trabalhos relacionados à música. 
Foi possível verificar na arte dos sons grande potencial para a realização de valores, incluindo valores de atitude. Concluímos que a música pode se constituir um recurso importante para a realização de valores e sentido na vida.

Palavras-chave: Logoterapia; Valores; Realização; Música.

A TRANSITORIEDADE E O SENTIDO DA MORTE A LUZ DA LOGOTERAPIA E DA ANÁLISE EXISTENCIAL FRANKLIANA.

RESUMO: O estudo objetivou ampliar o conhecimento da importância da transitoriedade e do sentido da morte à luz da Logoterapia e da Análise Existencial. Metodologicamente, empreendeu-se a revisão bibliográfica da obra de Viktor Frankl, considerando 4 etapas: Planejamento das palavras-chave –
Morte, Sentido da Vida, transitoriedade e finitude; consulta bibliográfica, leitura e transcrição e a redação. Concluiu-se que, se por um lado falar sobre a morte assusta, por outro, despertar aconsciência da finitude é de grande valor à vida. A Análise da Existencial busca levar o consultante a tomar
consciência do ser-responsável por uma vida que só se vive uma vez.

Palavras-chave: Transitoriedade; Finitude; Morte; Sentido da Vida; Logoterapia.

EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E RESPONSÁVEL NA PRÁXIS PARENTAL À LUZ DA ANÁLISE EXISTENCIAL DE VIKTOR FRANKL

RESUMO: Este trabalho propõe uma reflexão à luz da Análise Existencial, elaborada pelo psiquiatra
Viktor Emil Frankl, sobre a práxis educativa adotada pelos pais com os filhos. A inquietude de pais pós-modernos na formação dos filhos e a crise existencial e axiológica referida por Zygmund Bauman na contemporaneidade, inspirou a busca por respostas mais efetivas em uma perspectiva humanista da educação ancorada na antropologia frankliana. Viktor Frankl entende uma educação antropologicamente fundada na “imago hominis” se orientada por realizar valores e preencher sentido.
Objetiva-se resgatar a potência das ações cotidianas e dialógicas dos pais que devem assumir em suas existências uma cosmovisão e antropologia, conscientes ou não, que fundamente a missão de educar na família. Aos pais cabe despertar a consciência e mobilizar a vontade de sentido dos filhos por
assumirem a reponsabilidade por sua própria existência. Pais e educadores encontram no olhar, na escuta, no agir e na fala cotidianos, quando autênticos, a via educativa de efetiva possibilidade de apelo à responsabilidade dos filhos. Dessa forma, olhar, escuta, agir e fala dos pais, apresentados nesse trabalho como recursos educativos humanizantes, sustentam uma educação que pretende que a criança ao amadurecer se torne o adulto que a existência chama a tornar-se. 

Palavras-chave: Logoterapia; Análise existencial; Educação; Formação de pais.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors