Quem Somos -Sobral

A Sobral

A SOBRAL – Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana – foi fundada em 30 de abril de 1984, em Porto Alegre – RS, por ocasião da primeira visita de Viktor Emil Frankl ao Brasil, quando da realização do I Encontro Latino Americano – Humanístico Existencial – Logoterapia , na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

A SOBRAL é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma instituição filosófica e cultural, de cunho científico e de interesse geral, com o objetivo de congregar psicólogos, médicos-psiquiatras, educadores, assim como outros profissionais que possuam graduação em nível superior interessados no estudo e na prática da Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Emil Frankl a fim de promover o desenvolvimento e divulgação da mesma dentro dos princípios norteadores do Dr. Viktor Emil Frankl.

Já esteve sediada em Porto Alegre – RS (1984-1985); Brasília – DF (1986-1987); Belo Horizonte – MG (1988-1989); São José dos Campos – SP (1990-1991 e 1992-1993) e São Paulo – SP nas últimas gestões.

A SOBRAL diante da legislação em vigor e adequando-se aos termos do art. 45 da Lei 10.406/02 com as alterações introduzidas pela 11.127/05 passou a denominar-se Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana.

A SOBRAL promove a formação de seus sócios e demais interessados através dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu: Especialização em Análise Existencial e Logoterapia Clínica, Especialização em Análise Existencial e Logoterapia com ênfase em Educação. Também realiza encontros, palestras e seminários com assuntos de interesse geral bem como trabalho de assessoria e consultoria para empresas e escolas.

Está vinculada às demais Sociedades/Associações representativas da Análise Existencial e Logoterapia de outros países e promove o intercâmbio e cooperação internacionais e nacionais com pessoas e entidades que tratem da Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl .

Reconhecimento

A SOBRAL é reconhecida e apoiada pelo Instituto Viktor E. Frankl de Viena.

Ser uma associação que promova o estudo e a formação em Análise Existencial e Logoterapia dentro dos princípios norteadores de Viktor Emil Frankl visando o desenvolvimento de práticas coerentes com o embasamento teórico contribuindo assim com a divulgação da mesma em vários âmbitos da sociedade.

Desde o início de sua história, a SOBRAL vem desempenhando sua missão, apesar das diferenças que caracterizam suas várias gestões:

– Promover e contribuir com o estudo e a pesquisa para o desenvolvimento da Análise Existencial e Logoterapia no Brasil, estando preocupada com uma formação adequada e séria, para o que deve reunir todos os esforços e iniciativas que concorram para este fim. Neste sentido conta com o compromisso e colaboração dos seus sócios, bem como daqueles que quiserem se unir a este propósito como colaboradores.

– Preservar e difundir a memória do estudo da Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl no Brasil, desde suas origens, de modo a resgatar os fundamentos que inspiraram a organização e criação das primeiras associações que se dedicaram ao estudo da Análise Existencial e Logoterapia, a partir das contribuições oferecidas por Viktor Emil Frankl;

– Congregar psicólogos, médicos-psiquiatras, educadores, assim como outros profissionais que possuam graduação em nível superior e demais profissionais interessados no estudo e na prática da Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl

Viktor Emil Frankl
Viktor Emil Frankl no campo de concentração