EDUCAÇÃO, SENTIDO E PEDAGOGIA CONTEMPLATIVA

Autores

  • Renata Cueto de Souza Autor/in
  • Maria Inês Pereira Tavares Cardoso Autor/in

Palavras-chave:

Pedagogia contemplativa, práticas contemplativas, logoeducação, Logoterapia, fins da educação

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar por que a pedagogia contemplativa e sua proposta de  resgate da centralidade do sujeito e sentido da educação perderam espaço para abordagens  educacionais que psicologizam e instrumentalizam as práticas contemplativas. Um estudo comparado  com a Logoeducação – aplicação da Logoterapia e Análise Existencial à educação – atribui tal  insucesso a questões de ordem antropológica, que desafiam concepções reducionistas e  hermenêuticas do sujeito. Sugerimos à pedagogia contemplativa que convide as antropologias das  tradições de onde suas práticas se originaram ao diálogo com a antropologia logoeducativa.

Downloads

Publicado

29/05/2024 — Atualizado em 10/06/2024

Edição

Seção

Articles

Como Citar

EDUCAÇÃO, SENTIDO E PEDAGOGIA CONTEMPLATIVA. (2024). REVISTA CIENTÍFICA E ACADEMICA DE LOGOTERAPIA - SOBRAL, 1(1). https://logoterapia.com.br/ojs/index.php/rcals/article/view/5