EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E RESPONSÁVEL NA PRÁXIS PARENTAL À LUZ DA ANÁLISE EXISTENCIAL DE VIKTOR FRANKL

Autores

  • Dianer Zanardo dos Santos Heine Autor/in
  • Silvania Rita Ramos Autor/in

Palavras-chave:

Análise existencial, Educação, Formação de pais

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão à luz da Análise Existencial, elaborada pelo psiquiatra Viktor Emil Frankl, sobre a práxis educativa adotada pelos pais com os filhos. A inquietude de pais pós modernos na formação dos filhos e a crise existencial e axiológica referida por Zygmund Bauman na contemporaneidade, inspirou a busca por respostas mais efetivas em uma perspectiva humanista da educação ancorada na antropologia frankliana. Viktor Frankl entende uma educação antropologicamente fundada na “imago hominis” se orientada por realizar valores e preencher sentido.

Objetiva-se resgatar a potência das ações cotidianas e dialógicas dos pais que devem assumir em suas existências uma cosmovisão e antropologia, conscientes ou não, que fundamente a missão de educar na família. Aos pais cabe despertar a consciência e mobilizar a vontade de sentido dos filhos por assumirem a reponsabilidade por sua própria existência. Pais e educadores encontram no olhar, na escuta, no agir e na fala cotidianos, quando autênticos, a via educativa de efetiva possibilidade de apelo à responsabilidade dos filhos. Dessa forma, olhar, escuta, agir e fala dos pais, apresentados nesse trabalho como recursos educativos humanizantes, sustentam uma educação que pretende que a criança ao amadurecer se torne o adulto que a existência chama a tornar-se.

Downloads

Publicado

29/05/2024 — Atualizado em 10/06/2024

Edição

Seção

Articles

Como Citar

EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E RESPONSÁVEL NA PRÁXIS PARENTAL À LUZ DA ANÁLISE EXISTENCIAL DE VIKTOR FRANKL. (2024). REVISTA CIENTÍFICA E ACADEMICA DE LOGOTERAPIA - SOBRAL, 1(1). https://logoterapia.com.br/ojs/index.php/rcals/article/view/6